De 22 Jul 2021

Quem inventou o Excel?

Provavelmente você não saiba disso, mas a história do Excel se confunde com a história dos computadores pessoais. A saga dos Steves, as façanhas de Gates e da Big Blue IBM no mercado de PC´s começaram a fazer sentido a partir de uma invenção: a planilha eletrônica.

Dan Bricklin é o nome do cara: O pai das planilhas eletrônicas. Nascido em meio à uma família Judia na Filadélfia, estudou durante o colégio na Akiba Hebrew Academy. Na universidade, estudou engenharia elétrica, se formando como bacharel em 1973 pelo MIT (Massachussets Institute of Technology). Ele iniciou sua carreira acadêmica como matemático, mas logo se viu envolvido pela ciência da computação. Ele abandonou a carreira acadêmica, mas certamente suas experiências como matemático deflagraram um processo criativo!

undefinedPixabay

A ideia de uma planilha eletrônica, segundo o próprio Dan, surgiu quando ele cursava seu Mestrado na Harvard Business School enquanto refletia sobre suas frustrações.

O modelo da instituição era baseado na discussão de cases, e os alunos analisavam e discutiam certas situações de negócios. Muitas das páginas que recebiam para estudar tinham números e letras em tabelas e envolviam muitos cálculos – tanto que Bricklin se fantasiou de calculadora para o Halloween.

Com sua experiência em programação, especificamente a criação de programas e interfaces para usuários comuns e não só para especialistas, ele imaginou uma “lousa mágica, em que se você apagasse um número e escrevesse outro, todos os números automaticamente mudariam”.

Dan Bricklin e VisiCalc

Na época, era algo revolucionário. Hoje são as onipresentes planilhas eletrônicas, embaladas via Google Sheets, Microsoft Excel, Apple Numbers e, originalmente, via VisiCalc, nome escolhido por Bricklin e seu parceiro de negócios em 1979, quando a tecnologia chegou ao mercado.

O programa VisiCalc foi comercializado para Apple II, um revolucionário computador pessoal da Apple, e o próprio Steve Jobs declarou, nos anos 1990, que aquele foi o evento mais importante para a empresa. “Se VisiCalc tivesse sido escrito para outro computador, você estaria entrevistando outra pessoa”, continuou.


A principal mensagem de Bricklin ao compartilhar sua história é inspirar outras pessoas a tirarem suas ideias do papel. “Você deveria usar suas experiências, habilidades e necessidades únicas, criar protótipos para descobrir e solucionar problemas-chave e, através disso, mudar o mundo”, resume.

Ele descobriu bem depressa, ainda em Harvard, que seu projeto seria útil. Quando apresentou suas ideias sobre um case, cheias de projeções e números que exigiam esforço para calcular, o professor se impressionou.

Quase vinte anos depois, orgulha-se o inventor, a instituição comemorou a invenção com uma placa na mesma sala de aula que ele frequentou. “Nessa sala, em 1978, Dan Bricklin criou o primeiro programa de planilhas”, lê-se. “VisiCalc mudou para sempre como as pessoas usam computadores para negócios.”

Por Flávio Rodrigues